eSocial para empresas do grupo 1

Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho que devem ser atualizados no eSocial

Os eventos de SST possuem como finalidade principal a substituição dos atuais formulários utilizados para envio da CAT e do PPP. Tais eventos estão diretamente relacionados à SST, porém existem dados em outros eventos que são utilizados para compor as informações exigidas pelos formulários substituídos. Evento S-2210: utilizado para o envio da CAT pelo empregador/tomador de mão-de-obra de trabalhador avulso e empregador doméstico. Evento S-2220: neste evento é feito…

LER MAIS

Portarias aprovam os novos textos das NRs 1 e 9

Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Proteção Foram publicadas hoje, dia 12 de março, no Diário Oficial da União, as portarias que aprovam os novos textos das Normas Regulamentadoras 1 e 9. A publicação foi feita pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. A Portaria nº 6.730, de 9 de março de 2020, aprova a nova redação da Norma Regulamentadora nº 01, que passa a…

LER MAIS

STF confirma responsabilidade de empresas por acidentes

STF confirma responsabilidade de empresas por acidentes Shutterstock Data: 05/09/2019 / Fonte: Agência Brasil Brasília/DF – O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (5) que empresas podem ser responsabilizadas de forma objetiva por acidentes de trabalho. Por 7 votos a 2, a maioria dos ministros entendeu que o trabalhador em atividade de risco tem direito a indenização civil, independentemente da comprovação de culpa da empresa na Justiça. O entendimento já…

LER MAIS
Data: 08/01/2019 / Fonte: Redação Revista Proteção/Martina Wartchow Em tempos de eSocial, serviços de suporte a empresas precisam ser aperfeiçoados para contribuírem no fortalecimento de uma real cultura de Segurança e Saúde no Trabalho Embora representem menos de 10% do total de dados a serem transmitidos, os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho têm gerado grande parte das reclamações e dúvidas de empresas, assim como mudanças de leiautes e postergações de prazos na implantação do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Não porque mudaram as exigências legais voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, pois apenas a forma como sua declaração deverá ser feita e atualizada é que foi alterada. Mas, principalmente, por causa de uma ainda existente "cultura prevencionista cartorial", ou seja, de preenchimento da papelada básica de gaveta a ser apresentada no caso de uma eventual auditoria. E, ainda, pela inexistência de programas de SST estratégicos bem desenvolvidos e colocados em prática de fato nas organizações. Nesse cenário, que demanda mais envolvimento e trabalho, não só no que diz respeito à qualificação dos cadastros administrativos, mas, principalmente, na criação de ambientes laborais realmente seguros, saudáveis e, consequentemente, mais produtivos, cresce a importância dos serviços de consultoria de qualidade na área. Estes, por sua vez, também precisam passar por aprimoramentos para atender às novas demandas do seu público com competência e responsabilidade. Por isso, as assessorias sérias estão mobilizadas na capacitação de seus colaboradores, investindo em estrutura, adquirindo ferramentas apropriadas e buscando a gestão otimizada de SST para seus clientes. Os novos tempos também exigem mobilização conjunta, de parceria, entre as partes. Confira a reportagem completa na edição de janeiro da Revista Proteção.

Consultorias em SST: assessoria é coisa séria – Parceria Laboral e Revista Proteção

Data: 08/01/2019 / Fonte: Redação Revista Proteção/Martina Wartchow Em tempos de eSocial, serviços de suporte a empresas precisam ser aperfeiçoados para contribuírem no fortalecimento de uma real cultura de Segurança e Saúde no Trabalho Embora representem menos de 10% do total de dados a serem transmitidos, os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho têm gerado grande parte das reclamações e dúvidas de empresas, assim como mudanças de leiautes…

LER MAIS

Preservação da saúde auditiva depende de múltiplos fatores

Data: 08/01/2019 / Fonte: Rafael P. Fernandes A preservação da saúde auditiva dos trabalhadores é objetivo de todo prevencionista. O uso de protetores auditivos é bastante comum no meio ocupacional, pois o risco de exposição a níveis elevados de ruído é um dos mais presentes na indústria em geral. Mas, por que, mesmo com o uso de protetores auditivos as perdas auditivas continuam aparecendo? Algumas das causas se dão…

LER MAIS

As diversas leis e normas sobre dimensionamento de sistemas de extintores

Por A_Stockphoto/Shutterstock Data: 13/11/2018 / Fonte: Sérgio Pastl Extintores de incêndio são aparelhos de primeiros socorros para extinção de princípios de incêndio, sendo constituídos de um recipiente metálico dentro do qual é colocado um agente extintor. A pressurização pode ser permanente, ou injetada, a partir de outro recipiente com o gás propelente, via de regra gás carbônico ou nitrogênio. Extintores mais antigos tinham a pressão gerada a partir de…

LER MAIS